top of page

O que é o SistemaTraffic lights, e como ele auxilia na escolha da intervenção na Paralisia Cerebral?

  • Bibiana da Silveira dos Santos Machado
  • 21 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

O sistema traffic lights, descreve a avaliação de desempenho em relação a uma meta, e os resultados são expresso usando as cores de um semáforo, indicando que as intervenções que recebem luz verde possuem estudos suficientes para comprovar sua eficácia na população, luzes amarelas são intervenções emergentes e que embora possam ter resultados positivos necessitam ainda de mais estudos e as de luzes vermelhas possuem resultados moderados e com pouca ou pobre comprovação de seus efeitos.


ree

Em 2013 foi publicada uma revisão sistemática sobre as principais intervenções em Paralisia Cerebral. O mesmo grupo, analisou novos estudos adicionando novas revisões e novos resultados em 2020. Este artigo teve como objetivo descrever sistematicamente as melhores evidências disponíveis para intervenções de paralisia cerebral em 2019. Os autores, buscaram as melhores evidências disponíveis publicadas após 2012 e agregamos as novas descobertas ao resumo de evidências anterior de 2013, usando o sistema GRADE atualizado e o Evidence Alert Traffic Sistema de luz. O objetivo deste grupo era:


(a) informar a tomada de decisão, descrevendo sucintamente eficaz, emergente e ineficaz Cuidado;

(b) auxiliar na tomada de decisão clínica comparativa sobre intervenções e indicações semelhantes; e

(c) fornecer um recurso abrangente para auxiliar na criação de ferramentas de tradução de conhecimento para promover a implementação de evidências.


Dentre as estratégias de PREVENÇÃO de luz verde:

Corticosteroides antenatais, sulfato de magnésio, cafeína e hipotermia.


Intervenções CLÍNICAS de saúde aliadas à luz verde:

Terapia de aceitação e compromisso, observações de ação, terapia de movimento induzido por restrição, enriquecimento ambiental, treinamento físico, treinamento direcionado a objetivos, hipoterapia, programas caseiros, intervenções de alfabetização, treinamento de mobilidade, sensório-motor oral, treinamento de força, treinamento específico para tarefas, treinamento em esteira, treinamento em esteira com suporte parcial de peso corporal e sustentação de peso.


ree



Intervenções médicas, cirúrgicas, farmacológicas e de terapia regenerativa com luz verde:

Anticonvulsivantes, baclofeno intratecal, bifosfonatos, toxina botulínica, toxina botulínica mais terapia ocupacional, toxina botulínica mais gesso, diazepam, atendimento odontológico, rizotomia dorsal seletiva, correção de escoliose, vigilância do quadril e terapia com células do sangue do cordão umbilical.


Nos últimos seis anos, muitas intervenções adicionais foram pesquisadas e as seguintes intervenções foram atualizadas de emergentes (amarelo) para eficazes (verdes):

Toxina botulínica mais gesso adjuvante para aumentar a amplitude de movimento; treinamento direcionado a metas para melhorar as habilidades motoras grossas; hipoterapia para aumentar a simetria; triplos passos para melhorar o comportamento infantil; e treinamento de força para melhorar a força muscular.


ree

O grupo destacou a necessidade de mais pesquisas usando metodologias rigorosas para avançar a base de evidências sobre intervenções para paralisia cerebral, para melhor informar a tomada de decisão por famílias e médicos.

Intervenções com luz amarela positiva

Existem intervenções adjuvantes que, quando combinadas com o treinamento motor para tarefas específicas, podem aumentar os efeitos positivos do treinamento. Estes incluem:

Estimulação transcraniana por corrente contínua , hidroterapia, bandagem, estimulação elétrica e jogos de realidade virtual.


Essas intervenções, possuem luz amarela positiva, e justificam mais pesquisas, pois as crianças relataram que essas intervenções são gratificantes e normalizadoras. Outros benefícios dessas intervenções adjuvantes incluem aptidão cardiorrespiratória e integração social, cuja importância não pode ser subestimada.


A terapia com traje adjunto não parece ter nenhum benefício aditivo além do treinamento motor. A terapia com traje, portanto, não é recomendada como um tratamento de linha de frente, ou tratamento autônomo, nem deve ser não supervisionado.


Sabemos que a prática motora intensiva e específica para tarefas é eficaz e funciona em uma variedade de modalidades de tratamento.


A teoria por trás da estimulação transcraniana por corrente contínua tendo um efeito aumentativo para o treinamento motor, através do fornecimento de uma estimulação direcionada adicional do córtex motor.


ree

Para usar os resultados deste artigo na prática clínica, recomendamos o seguinte:


Primeiro, peça à criança e à família que definam os objetivos da intervenção.

Em segundo, combine seus objetivos com os títulos dos indicadores de resultado e procure as opções de intervenção correspondentes com os níveis de evidência associados.

Terceiro, selecione a intervenção com o nível mais alto de evidência e explique às famílias que, em média, a intervenção X tem mais probabilidade de ajudar alguém a atingir seus objetivos e ofereça-a.

Monitore os efeitos individuais da intervenção para o objetivo.

Quarto, se a intervenção for ineficaz ou indisponível, ou a família declinar (por exemplo, experimentada anteriormente ou ocorreram efeitos colaterais), selecione a segunda intervenção mais eficaz e explique que, em média, a intervenção Y é a próxima mais provável de ajudar a atingir os objetivos.

Resolva coletivamente os problemas de um plano que corresponda às capacidades da criança e otimize a inclusão.
 
 
 

Comentários


© 2023 por Bibiana da Silveira dos Santos Machado CREFITO3 124 729 F

bottom of page