Complicações Clínicas na Mielomeningocele - SINAIS DE ALERTA
- Bibiana da Silveira dos Santos Machado
- 29 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Esse é um post especial pedido pela mãe de uma ex paciente, que mantivemos o contato!
Ela pediu o post para informar as pessoas sobre hidrocefalia e outras complicações clínicas da Mielomeningocele.
Então vamos lá, se você conhece alguém com mielo ou familiar de pessoa que tenha mielo, já vai lendo com atenção e marcando a pessoa. Se você é estudante ou profissional da saúde, vale sempre relembrar esses sinais que são tão importantes para definir o encaminhamento a uma revisão médica!

O que é Malformação de Arnold-Chiari tipo II? Esta má formação diz respeito a herniação das amígdalas, verme cerebelar, IV ventrículo e porção inferior do bulbo, através do forâmen occipital, e 80 a 90% dos pacientes com defeitos do tubo neural apresentam Chiari II, existem formas assintomáticas e sintomáticas.. A má formação é detectada ainda nos primeiros dias de vida do bebê, variando com o sintomas clínicos que o bebê pode apresentar.

QUAL A SOLUÇÃO? É a colocação de uma DVP - Derivação Ventrículo Peritoneal, assim que os sinais forem identificados.
E QUAIS SÃO OS SINAIS? O bebê apresentará episódios de estridor inspiratório (paresia do par x -Vago - isso é um nervo craniano!),
Apneia com cianose (que é falta de ar com mudança de coloração da pele), Choro fraco, Distúrbios da deglutição que podem levar a pneumonia por aspiração e regurgitação. Nos casos onde não é realizado o procedimento, a criança pode sofrer com as consequências da Hidrocefalia, que diz respeito ao acúmulo ou má circulação do Liquido Cefalo Raquidiano por todo o sistema.

fonte da imagem: www.enfermagemilustrada. com.br
Profissionais da saúde que atendem a criança com frequência semanal e familiares, devem estar atentos a qualquer indicio de sintoma de mau funcionamento desta válvula, a chamada DVP.
QUAIS OS SINAIS DE MAU FUNCIONAMENTO DA VÁLVULA? Dor cervical que aumenta com a flexão do pescoço, Espasmos em membros superiores, Apnéia periódica, Estridor pulmonar, Nistagmo (oscilações rítmicas e involuntárias dos olhos que ocorrem repetidamente, como um tremor), Fontanela abaulada com separação de suturas , Irritabilidade; Sonolência excessiva; Perda de apetite e vômito frequente em jatos, Choro constante e agudo, Incapacidade de seguir com olhar.
COMO PROCEDER APÓS A IDENTIFICAÇÃO DESTES SINTOMAS? Entrar em contato com a equipe médica responsável, informar os sintomas e aguardar as orientações, caso isso não seja possível, procurar um serviço de emergência de referência.
E A MEDULA PRESA, O QUE É, E QUAIS SEUS SINTOMAS? Após o fechamento da mielo há uma tendência a da medula se tornar aderente ao reparo da meningocele, anexação da medula ao saco da meningocele evitando migração normal com crescimento. em alguns casos pode ser assintomática ou ter um início mais lento, por isso o acompanhamento com Neurologista é importantíssimo! Dentre os principais sintomas, as crianças apresentarão dor mais intensa após caminhadas, Ocasionalmente lordose e escoliose progressiva e de evolução rápida, bem como avançar de deformidades em membros inferiores e tornozelos. Na adolescência, são raros os relatos de dor, em qualquer idade, Alterações na marcha., perda de força e de sensibilidade, piora ou agravamento de condições vesicais são comumente relatadas.
E sobre a BEXIGA NEUROGÊNICA, o que é? É a disfunção da bexiga (flácida ou espástica) causada por lesão neurológica. Os sintomas podem incluir incontinência por transbordamento, frequência, urgência, incontinência e retenção.

fonte da imagem: www.casaadaptada.com.br
Os exames urológicos devem ser realizados e avaliados por profissional capacitado. Dentre eles estão exames laboratoriais para pesquisa de Infecção do Trato Urinário, hematúria e função renal. Nos pacientes com micção espontânea, a medida do fluxo e resíduo deve ser feita. Dentre outros que o especialista irá julgar. A realização de diário miccional pode ajudar a caracterizar o padrão habitual de ingestão de líquidos, frequência miccional e severidade da incontinência. Sinais de Infecção do Trato Urinário devem ser pontuadas com o médico responsável e tratadas quando necessário, lembrar que nessas crianças febre nem sempre estará presente e que a atenção ao aspecto, coloração, odor e quantidade de urina poderão ser mais úteis para este diagnóstico.
Se você ainda tem dúvidas, entra em contato, e vamos conversar mais, o acompanhamento com a equipe clinica médica é essencial, bem como a atenção a qualquer um desses sinais!



Comentários