top of page

Atividades Proprioceptivas

  • Bibiana da Silveira dos Santos Machado
  • 13 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

✨As atividades proprioceptivas geralmente são passivas e podem ser extremamente calmantes e organizadoras!

✨Outra característica maravilhosa é que a maioria das atividades encoraja a interação e o vínculo positivo com a criança / cuidador.


Aqui vão algumas ideias:


✨Caminhar em almofadas, travesseiros, tapetes enrolados!

✨ Rolinhos de criança no edredom!

✨Massagem de bola em cima do corpo da criança!

✨ Massagem com bola sensorial!

✨Compressões conjuntas!

✨Rolinho com apertos ou pressão das mãos!

✨ Sentado com objeto pesado no colo, almofada com peso!

✨Deitado embaixo ou entre itens pesados - almofadas do sofá, travesseiros, cobertores pesados!


ree

O que essas atividades, podem trazer de benefício para as crianças?

✨Organização espacial: Os jogos e brincadeiras simbólicas, o bom e velho faz-de-conta, realizadas em espaços demarcados e pequenos, podem facilitar não só a consciência corporal, mas também auxiliam na organização do tempo do espaço, e do corpo nesse mundo todo. Boas apostas para isso são os espaços demarcados com fitas, objetos, cones, linhas, lã, atividades que envolvam a transposição de túneis e obstáculos, se você não tem barraquinha em casa, improvise lençóis ou cobertores em cima da mesa até o chão para delimitar um espaço, construa túneis com cadeiras! E soltem a imaginação!!


Improvise lençóis ou cobertores em cima da mesa até o chão para delimitar um espaço, construa túneis com cadeiras! E soltem a imaginação!!

✨Consciência postural: Podemos ajudar a criança e sentir as diferentes partes do seu corpo, incentivando o uso de roupas ou tecidos que gerem tensão, principalmente na região do tronco e do quadril. Essa TENSÃO, ativa os receptores proprioceptivos, que organizam melhor os movimentos e dessa forma podem conferir movimentos mais organizados e controlados e até auxiliar na organização emocional da criança. Você pode utilizar, coletes, malhas, elástico, roupas de mergulho, fantasias, faixas com elástico e velcro ou costurar um “colete de arroz”.

✨Força: A consciência corporal, e o melhor controle dos movimentos, podem ser usados em benefício da força muscular e melhora do tônus muscular da criança, realizar atividades de força e concentração/atenção juntas, são ótimas para as questões sensoriais e cognitivas emocionais. Em brincadeiras onde a criança precisa puxar uma corda, lenço ou lençol amarrado em um ponto para chegar até um objetivo trabalha a força, o movimento controlado e a concentração para vencer o obstáculo e continuar realizando a força para se arrastar, outras brincadeiras são cabo de guerra, escrita e desenhos na vertical ou desenhar embaixo de uma mesa (cole com fita papel na parte de baixo da mesa, e deixe a criança desenhar algo surpresa para você!), outra dica é colar folhas no vidro, e pedir que desenhe ali ou copie algo que está embaixo! Outra brincadeira super simples, e que só precisa do corpo de vocês, é “estátua”!


Essa TENSÃO, ativa os receptores proprioceptivos, que organizam melhor os movimentos e dessa forma podem conferir movimentos mais organizados e controlados e até auxiliar na organização emocional da criança.

⚠️Mas lembre sempre, nem todos os pequenos vão gostar dessas atividades!!

É tudo uma questão de tentativa e erro.

✅✳️🧠Você já experimentou algum desses? Quais são seus favoritos? Vamos conversar mais sobre isso!!

 
 
 

Comentários


© 2023 por Bibiana da Silveira dos Santos Machado CREFITO3 124 729 F

bottom of page